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quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Nossas artes na creche e EMEI.


Coroa da dança do Reisado,confeccionadas para o dia do Folclore.

Chapéu do soldadinho de papel duplex verde e papel laminado.

Soldado de garrafa pet,EVA e papel crepon.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Educadora Cris,Telma Costa e Jhuly


Foi uma tarde maravilhosa, dia 19 de agosto,lá na creche,com a presença de uma das mais renomadas contadoras de histórias e escritora de histórias infantis do estado de Sergipe,Telma Costa e sua pupila Jhuly,obrigada amadas,as crianças te aguardam novamente em outubro,xeros,desta educadora.

Boneca de pano


Dia da Independência- 07 de Setembro


História do Rabanete-" a união faz a força".

Peixinho de feltro


domingo, 15 de agosto de 2010

Meu fantoche " Bocão",hehehe


Confeccionado de caixa de sabão em pó,vazia,EVA e lã.Meu compamheiro querido de contação de histórias.

Livro de adivinhas- para a Semana do Folclore







Fonte: profª Greice

Novas Regras Ortográficas da Lingua Portuguesa

Alfabeto

Nova Regra
O alfabeto será formado por 26 letras
Como é
As letras “k”, “w” e “y” não são consideradas integrantes do alfabeto
Como será
Essas letras serão usadas em unidades de medida, nomes próprios, palavras estrangeiras e outras palavras em geral. Exemplos: km, kg, watt, playground, William, Kafka, kafkiano.

Trema

Nova regra
Não existirá mais o trema na língua portuguesa. Será mantido apenas em casos de nomes estrangeiros. Exemplo: Müller, mülleriano.
Como é
Agüentar, conseqüência, cinqüenta, freqüência, tranqüilo, lingüiça, bilíngüe.
Como será
Aguentar, consequência, cinquenta, frequência, tranquilo, linguiça, bilíngue.

Acentuação – ditongos “ei” e “oi”

Nova regra
Os ditongos abertos “ei” e “oi” não serão mais acentuados em palavras paroxítonas
Como é
Assembléia, platéia, idéia, colméia, boléia, Coréia, bóia, paranóia, jibóia, apóio, heróico, paranóico
Como será
Assembleia, plateia, ideia, colmeia, boleia, Coreia, boia, paranoia, jiboia, apoio, heroico, paranoico.
Obs: Nos ditongos abertos de palavras oxítonas terminadas em éi, éu e ói e monossílabas o acento continua: herói, constrói, dói, anéis, papéis, troféu, céu, chapéu.

Acentuação – “i” e “u” formando hiato

Nova regra
Não se acentuarão mais “i” e “u” tônicos formando hiato quando vierem depois de ditongo
Como é
baiúca, boiúna, feiúra, feiúme, bocaiúva
Como será
baiuca, boiuna, feiura, feiume, bocaiuva
Obs 1: Se a palavra for oxítona e o “i” ou “u” estiverem em posição final o acento permanece: tuiuiú, Piauí.
Obs 2: Nos demais “i” e “u” tônicos, formando hiato, o acento continua. Exemplo: saúde, saída, gaúcho.

Hiato

Nova regra
Os hiatos “oo” e “ee” não serão mais acentuados
Como é
enjôo, vôo, perdôo, abençôo, povôo, crêem, dêem, lêem, vêem, relêem
Como será
enjoo, voo, perdoo, abençoo, povoo, creem, deem, leem, veem, releem

Palavras homônimas

Nova regra
Não existirá mais o acento diferencial em palavras homônimas (grafia igual, som e sentido diferentes)
Como é
Pára/para, péla/pela, pêlo/pelo, pêra/pera, pólo/polo
Como será
para, pela, pelo, pera, polo
Obs 1: O acento diferencial ainda permanece no verbo poder (pôde, quando usado no passado) e no verbo pôr (para diferenciar da preposição por).
Obs 2: É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/fôrma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara. Exemplo: Qual é a forma da fôrma do bolo?

Hífen – “r” e “s”

Nova regra
O hífen não será mais utilizado em prefixos terminados em vogal seguida de palavras iniciadas com “r” ou “s”. Nesse caso, essas letras deverão ser duplicadas.
Como é
ante-sala, auto-retrato, anti-social, anti-rugas, arqui-rival, auto-regulamentação, auto-sugestão, contra-senso, contra-regra, contra-senha, extra-regimento, infra-som, ultra-sonografia, semi-real, supra-renal.
Como será
antessala, autorretrato, antissocial, antirrugas, arquirrival, autorregulamentação, autossugestão, contrassenso, contrarregra, contrassenha, extrarregimento, infrassom, ultrassonografia, semirreal, suprarrenal.

Hífen – mesma vogal

Nova Regra
O hífen será utilizado quando o prefixo terminar com uma vogal e a segunda palavra começar com a mesma vogal.
Como é
antiibérico, antiinflamatório, antiinflacionário, antiimperialista, arquiinimigo, arquiirmandade, microondas, microônibus.
Como será
anti-ibérico, anti-inflamatório, anti-inflacionário, anti-imperialista, arqui-inimigo, arqui-irmandade, micro-ondas, micro-ônibus.

Hífen – vogais diferentes

Nova regra
O hífen não será utilizado quando o prefixo terminar em vogal diferente da que inicia a segunda palavra.
Como é
auto-afirmação, auto-ajuda, auto-aprendizagem, auto-escola, auto-estrada, auto-instrução, co- autor, contra-exemplo, contra-indicação, contra-ordem, extra-escolar, extra-oficial, infra-estrutura, intra-ocular, intra-uterino, neo-expressionista, neo-imperialista, semi-aberto, semi-árido, semi-automático
Como será
autoafirmação, autoajuda, autoaprendizagem, autoescola, autoestrada, autoinstrução, coautor, contraexemplo, contraindicação, contraordem, extraescolar, extraoficial, infraestrutura, intraocular, intrauterino, neoexpressionista, neoimperialista, semiaberto, semiárido, semiautomático.
Obs: A regra não se encaixa quando a palavra seguinte iniciar por h: anti-herói, anti-higiênico, extra-humano, semi-herbáceo.

Fonte: Cláudia Beltrão, professora de português da Central de Concursos

Chapeuzinho Vermelho e os três porquinhos

UMA ADAPTAÇÃO MUITO FOFA,HEHHEHEEH.

Chapeuzinho Vermelho e os Três Porquinhos
Texto: Evelyn Heine

Certo dia seis personagens de histórias infantis fizeram uma reunião secreta.
Estavam lá, na casa de tijolos, Chapeuzinho Vermelho, a Vovozinha, o Caçador e os Três Porquinhos.
O motivo da reunião era descobrir se o lobo das duas histórias era o mesmo ou não.
Se fosse, ficava mais fácil derrotar o vilão. Se bem que ele sempre acabava mal mesmo, no final das histórias!
Cada um desenhou o seu lobo num pedaço de papel.
Mas, quando eles iam comparar os desenhos...
TUM! TUM! TUM!
Ouviram um barulho assustador!
— Ai, ai! O que vamos fazer? — Perguntou apavorada a Chapeuzinho Vermelho.
— Não esquenta! Ele nunca é capaz de derrubar esta casa de tijolos! — Disse um porquinho.
— Mas o malvado pode entrar pela chaminé! — lembrou o outro.
Então, o único jeito foi queimar todos os desenhos na lareira. E o lobo nem tentou entrar porque já estava cansado de queimar o bumbum na fogueira. Também não podia se disfarçar de Vovozinha porque ela estava lá dentro (não de sua barriga, mas da casa).

Foi embora... ou foram embora, sei lá! No fim das contas, ninguém ficou sabendo se era um ou se eram dois!

Fantoches para a historinha Chapeuzinho Vermelho




Gente,é só colocar um palito de picolé entre as partes e " SENTA-SE QUE LÁ VEM A HISTÓRIA",KKKKKKK.XEROS.

Personagens do nosso Folclore





Atividades lúdicas para a semana do Folclore


Depois de apresentar as lendas do Saci, do Lobisomem, do Curupira e da Mula sem Cabeça, que tal dar asas à criatividade da turma e incentivá-la a criar novos personagens? Antes, aguce a imaginação das crianças com questões como: "se a Mula sem cabeça tivesse a cabeça do Lobisomem, como ela seria? E o que faria?"; "E se o Saci ganhasse a outra perna e esta fosse como a do Curupira? Como ele viveria?"; "E se o lobisomem recebesse o pé do Saci, em que daria?" proponha em seguida, o jogo de ilustrações:

COMO MONTAR
1. Tire cópias das partes dos personagens e distribua-as para as crianças pintarem.
2. Recorte as peças depois e cole-as sobre EVA para que conservem bem por mais tempo.
3. Divida a sala em grupos e distribua um jogo com os pedaços de todos os personagens para cada criança.
4. Peça para montarem novos personagens, encaixando a cabeça de um com o tronco e os pés dos outros. Depois, cada um apresenta o seu personagem à sala.
5. Explique que a turma está fazendo uma releitura das lendas. essa atividade é bem divertida e trabalha com a oralidade. Além disso, oportuniza a discussão sobre a estrutura do corpo dos personagens e suas perspectivas funções: por exemplo, os pés para trás do Curupira servem para despistar.