Pesquise:

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Mensagem para Reunião


A dificuldade de agradar a todos
....................................................
Muitas pessoas se comportam da forma que imaginam que agradará a todos.
Esta metáfora nos fala da impossibilidade de realizar este objetivo e sobre a necessidade de confiarmos em nosso julgamento interno.
♥♥♥
Em pleno calor do dia um pai andava pelas poeirentas ruas de Keshan junto com seu filho e um jumento. O pai estava sentado no animal, enquanto o filho o conduzia, puxando a montaria com uma corda.
- "Pobre criança!", exclamou um passante, "suas perninhas curtas precisam esforçar-se para não ficar para trás do jumento. Como pode aquele homem ficar ali sentado tão calmamente sobre a montaria, ao ver que o menino está virando um farrapo de tanto correr?
O pai tomou a sério esta observação, desmontou do jumento na esquina seguinte e colocou o rapaz sobre a sela. Porém não passou muito tempo até que outro passante erguesse a voz para dizer:
- Que desgraça! O pequeno fedelho lá vai sentado como um sultão, enquanto seu velho pai corre ao lado.
Esse comentário muito magoou o rapaz, e ele pediu ao pai que montasse também no burro, às suas costas.
- Já se viu coisa como essa?, resmungou uma mulher usando véu. Tamanha crueldade para com os animais! O lombo do pobre jumento está vergado, e aquele velho que para nada serve e seu filho abancaram-se como seu o animal fosse um divã. Pobre criatura!
Os dois alvos dessa amarga crítica entreolharam-se e, sem dizer palavra, desmontaram. Entretanto mal tinham andado alguns passos quando outro estranho fez troça deles ao dizer:
- Graças a Deus que eu não sou tão bobo assim! Por que vocês dois conduzem esse jumento se ele não lhes presta serviço algum, se ele nem mesmo serve de montaria para um de vocês?
O pai colocou um punhado de palha na boca do jumento e pôs a mão sobre o ombro do filho.
- "Independente do que fazemos, disse, sempre há alguém que discorda de nossa ação. Acho que nós mesmos precisamos determinar o que é correto".

Limites


♥♥♥Li este texto na internet♥♥♥e gostaria de compartilhar com♥♥♥vocês...♥♥♥

Limites - Os pais mais bobos e inseguros da história...

Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos os erros de nossos progenitores. E com o esforço de abolir os abusos do passado, somos os pais mais dedicados e compreensivos mas, por outro lado, os mais bobos e inseguros que já houve na história.

O grave é que estamos lidando com crianças mais "espertas", ousadas, agressivas e poderosas do que nunca.

Parece que, em nossa tentativa de sermos os pais que queríamos ter, passamos de um extremo ao outro. Assim, somos a última geração de filhos que obedeceram a seus pais e a primeira geração de pais que obedecem a seus filhos...

Os últimos que tivemos medo dos pais e os primeiros que tememos os filhos. Os últimos que cresceram sob o mando dos pais e os primeiros que vivem sob o jugo dos filhos. E o que é pior, os últimos que respeitamos nossos pais e os primeiros que aceitamos (às vezes sem escolha...) que nossos filhos nos faltem com o respeito.

Na medida em que o permissível substituiu o autoritarismo, os termos das relações familiares mudaram de forma radical, para o bem e para o mal. Com efeito, antes se consideravam bons pais aqueles cujos filhos se comportavam bem, obedeciam a suas ordens e os tratavam com o devido respeito. E bons filhos, as crianças que eram formais e veneravam seus pais.

Mas, à medida que as fronteiras hierárquicas entre nós e nossos filhos foram se desvanecendo, hoje, os bons pais são aqueles que conseguem que seus filhos os amem, ainda que pouco os respeitem. E são os filhos quem, agora, esperam respeito de seus pais, pretendendo de tal maneira que respeitem as suas idéias, seus gostos, suas preferências e sua forma de agir e viver. E, além disso, os patrocinem no que necessitarem para tal fim.

Quer dizer; os papéis se inverteram, e agora são os pais quem tem que agradar a seus filhos para ganhá-los e não o inverso, como no passado. Isto explica o esforço que fazem hoje tantos pais e mães para serem os melhores amigos e "dar tudo" a seus filhos. Dizem que os extremos se atraem.

Se o autoritarismo do passado encheu os filhos de medo de seus pais, a debilidade do presente os preenche de medo e menosprezo ao nos ver tão débeis e perdidos como eles.

Os filhos precisam perceber que, durante a infância, estamos à frente de suas vidas, como líderes capazes de sujeitá-los quando não os podemos conter, e de guiá-los enquanto não sabem para onde vão. Se o autoritarismo suplanta, o permissível sufoca.

Apenas uma atitude firme, respeitosa, lhes permitirá confiar em nossa idoneidade para governar suas vidas enquanto forem menores, porque vamos à frente liderando-os e não atrás, carregando-os, e rendidos à sua vontade.

É assim que evitaremos que as novas gerações se afoguem no descontrole e tédio no qual está afundando uma sociedade que parece ir à deriva, sem parâmetros nem destino.

Os limites abrigam o indivíduo. Com amor ilimitado e profundo respeito.♥♥♥

Monica Monastério (Madrid-Espanha)
Publicado no Portal da Família em 28/01/2008

Dicas aos Pais



Auxiliando a adaptação das crianças à escola...


♥ Os pais não devem demonstrar sua ansiedade ao filho e, sim, tratar com naturalidade o primeiro contato com a escola.
♥ Converse bastante com a criança, explicando-lhe o que vai ocorrer com ela, sem ocultar dados ou inventar histórias.
♥ Não crie grandes expectativas na criança quanto ao universo escolar. Dê a ela autonomia e liberdade necessárias para descobrir o que a escola pode lhe oferecer.
♥ Leve a criança à escola antes do começo do ano letivo. Esta iniciativa faz com que ela comece a se familiarizar com o ambiente escolar.
♥ Ao deixar seu filho, na porta da escola, não use “artifícios” para distraí-lo e poder ir embora. Mesmo que “abra um berreiro”, é melhor que veja você indo embora, do que pense que você sumiu de repente.
♥ É fundamental que os pais não se atrasem para buscar os filhos, para que eles não tenham a terrível sensação de que não voltarão para casa. Os filhos sentem-se mais seguros ao ver os pais à porta da escola.
♥ No período de adaptação escolar da criança, não deixe de levá-la à escola.
♥ Não mude hábitos da criança durante o período de adaptação, tais como tirar suas fraldas ou a chupeta, por exemplo.
Fonte: Int
ernet (Jornal Educar/2001)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

PROJETO A DESCOBERTA DA JOANINHA

Aula de Alfabetização e Letramento




TEMPO INTEGRAL

MINI PROJETO: Literatura infantil - A Descoberta da Joaninha

DURAÇÃO: Duas semanas

OBJETIVO:

Reforçar sentimentos de amizade, solidariedade, bondade, fraternidade e partilha.

Desenvolver a capacidade de narrar, descrever, criar e dramatizar textos literários.

Oportunizar a espontaneidade, a imaginação, a percepção, a observação, auto-expressão e criatividade.

METODOLOGIA DOS ATELIÊS:

ATELIÊ DAS LETRAS:

Leitura do livro, oralidade sobre valores e interpretação do texto em forma de caça-palavras;

História fatiada para recortar, numerar na ordem dos acontecimentos, colar e colorir no texto a descoberta da Joaninha;

Informações sobre o inseto Joaninha e suas lendas pelo mundo;

Apresentação no computador o ciclo de vida da Joaninha;

Produção textual escrita sobre o tema, colar uma na outra, transformando em livro rolo e colocar no pote previamente pintado nas cores da joaninha;

Classificar os nomes das pessoas do EMAX que iniciam com J em masculino e feminino e na ordem alfabética;

Ortografia: encontrar as palavras que não estão corretas nas frases e reescrevê-las corretamente;

Leitura de textos diversos sobre a joaninha.

Jogo da velha: Jogar montando as frases previamente escritas;


ATELIÊ DAS ARTES

Confecção dos personagens da história utilizando CD;

Confecção da joaninha na garrafa pet;

Ensaio das falas para o teatro de fantoches e apresentação do teatro;

Confecção de painéis com uso de tinta guache;

Confecção de joaninhas em EVA para completar o painel;

ATELIÊ DOS NÚMEROS

Cálculos, contando o número de joaninhas e o número de patas, montando o F.M. (+ e X);

Conjuntos de joaninhas conforme o número, contagem de conjuntos em cada número e quantas joaninhas sobrou em cada número;

Jogo: As pintas da joaninha;

Situações matemáticas com o resultado da pesquisa de pessoas EMAX que iniciam com J.

ATELIÊ DO BRINQUEDO

Construção de um jogo de argolas. Pintura e enfeite da parte de cima das garrafas pet. Posteriormente, colocar etiquetas com informações relacionadas ao tema estudado para brincar com os alunos. Irão jogar a argola (borda de tampa de leite) e se enlaçar a garrafa, vai ler a informação e dizer se está correta ou não a informação.

Pesquisa de campo nas salas de aula para averiguação de nomes de pessoas que iniciem com a letra J;

Auxílio no Ateliê das Artes na construção do pote com a joaninha;

Construção individual de quebra-cabeça referente ao tema estudado;

Pintura do muro da escola sobre o tema.




ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

1.História: A Descoberta da Joaninha - Bellah Leite Cordeiro



Temas abordados: Amizade, caridade, amor ao próximo, bondade, fraternidade, solidariedade...
Dona Joaninha vai a uma festa em casa da lagartixa.Vai ser uma delícia!

Todos os bichinhos foram convidados... Afinal chegou o grande dia.

O dia da festa na casa da Lagartixa. Dona Joaninha está feliz.

Quer ir muito bonita!Por que assim, todo mundo vai querer dançar e conversar com ela!

E ela poderá se divertir a valer!Por isso, colocou uma fita na cabeça, uma faixa na cintura,

muitas pulseiras nos braços e ainda levou um leque para se abanar.

No caminho, encontrou Dona Formiga na porta de do formigueiro e disse:

- Bom dia Dona Formiga! Não vai à festa da lagartixa?

- Não posso minha amiga. Ontem fizemos mudança e eu não tive tempo de me preparar...

- Não tem problema! Tudo bem! Eu posso emprestar a fita que tenho na cabeça e você vai ficar linda com ela! Quer???

- Mas que legal Dona Joaninha! Você faria isso por mim?

- Claro que sim! Estou muito enfeitada! Posso dividir com você.

Tirou a fita de sua cabeça e a ofereceu para Dona Formiga que, feliz, decidiu ir à festa.

Lá se foram as duas. A formiga radiante com a fita na cabeça.

Mais adiante, encontraram Dona Aranha na sua teia fazendo renda.

- Oi! Aonde vão as duas tão bonitas?

- À festa da lagartixa! Você não vai???

- Sinto muito! Tive muitas despesas este mês e sem dinheiro não pude me preparar para a festa.

- Não seja por isso! Disse a Joaninha - Estou muito enfeitada! Posso bem emprestar as minhas pulseiras... Vão ficar lindíssimas em você!

Emprestou suas pulseiras, que ficaram lindas em Dona Aranha.

- Que maravilha! Disse a aranha entusiasmada – Sempre tive vontade de usar pulseiras em meus braços! Dona Joaninha, você é legal demais! Sabia?

As três, radiantes de felicidade, seguiram rumo à festa.

Um pouco adiante, encontraram a Taturana. Como sempre, estava morrendo de calor!

- Oi, Dona Taturana! Como vai?

- Mal! Muito mal com esse calor! Sabe que nem tenho disposição para ir à festa da Lagartixa.

- Ora! Mas para isso dá-se um jeito! Disse a Joaninha muito amável – Posso lhe emprestar o meu leque.

E lá se foi também a Taturana, muito alegre, se abanando com o leque, e encantada com a gentileza da amiga.

Logo depois, deram de cara com a Minhoca. Que tinha colocado a cabeça pra fora da terra para tomar um pouco de ar.

- Dona Minhoca, não vai à festa? Disse a turminha ao passar por ela.

- Não dá, sabe? Eu trabalho demais! Quase não dá tempo pra comprar as coisas de que preciso.. E, agora, estou sem ter uma boa roupa boa pra vestir! Sinto bastante! Porque sei que a festa vai ser muito legal! Mas, que se há de fazer?...

- Ora, Dona Minhoca – Disse a Joaninha com pena dela – Dá-se um jeito... Posso emprestar a minha faixa e com ela você ficará muito elegante!

E emprestou a sua faixa à Minhoca que ficou muito elegante.

E seguiu com as amigas para a festa.

Dona Joaninha estava tão feliz com a alegria das outras, que nem reparou ter dado tudo o que ela havia posto para ficar mais bonita. Mas, a alegria de seu coração aparecia nos olhos, no sorriso, e em tudo o que ela dizia! E isso a fez tão linda, mas tão linda que ninguém, na festa dançou e se divertiu mais do que ela!

Foi então que a Joaninha descobriu que para a gente ficar bonita, e se divertir não precisa se enfeitar toda. Basta ter o coração bem alegre que a alegria de dentro deixa a gente bonita por fora. E ela conseguiu essa alegria fazendo todo aquele pessoal ficar feliz!!!

2. ORALIDADE SOBRE O TEXTO:

a)O que você achou da atitude de Dona Joaninha?

b)O que deixa a pessoa bonita por fora e por dentro?

c)Já emprestou ou deu alguma coisa a alguém? O quê? A quem?

d)O que você aprendeu com a história da Dona Joaninha?

3.ENCONTRAR AS RESPOSTAS DA INTERPRETAÇÃO DO TEXTO NO CAÇA-PALAVRAS:

a)Ia dar a festa..

b)Os convidados eram todos os ...

c)O que Dona Joaninha usou para ir a festa ...

d)Dona Joaninha encontrou a Dona Formiga na porta do ...

e)Dona Joaninha dividiu seus adornos com as amigas ...

f)A Dona Aranha não ia a festa porque estava sem ...

g)A Dona Taturana sentia muito ...

h)A Dona Minhoca saiu da terra para tomar um ...
W L A G A R T I X A Y

S E K D I N H E I R O

X Q K M I N H O C A Y

C U Y T A T U R A N A

W E X Z C X Q Y K H W

P U L S E I R A S A Q

F O R M I G U E I R O

I Q S D Z C A L O R Z

T F O R M I G A X Y H

A X Z F A I X A Z A R

B I C H I N H O S K W

4.Escrever o nome das amigas de Dona Joaninha e desenhá-las usando os objetos que recebidos
“O ato de contar histórias para as crianças está presente em todas as culturas, letradas ou não letradas, desde os primórdios do homem. As crianças adoram ouvi-las, e os adultos podem descobrir o enorme prazer de contá-las.”

ATELIÊ DAS ARTES

Confecção dos personagens da história utilizando CD;

ATELIÊ DOS NÚMEROS

Cálculos, contando o número de joaninhas e o número de patas, montando o F.M. (+ e X);

ATELIÊ DO BRINQUEDO

Construção de um jogo de argolas. Pintura e enfeite da parte de cima das garrafas pet. Posteriormente, colocar etiquetas com informações relacionadas ao tema estudado para brincar com os alunos. Irão jogar a argola (borda de tampa de leite) e se enlaçar a garrafa, vai ler a informação e dizer se está correta ou não a informação.
5.Informações sobre a vida da Joaninha:







Existem joaninhas de várias cores: vermelha, amarela, verde, laranja, dourada;

* As cores das joaninhas servem para avisar para os predadores que elas não são saborosas;

* Existem 5.000 espécies de joaninha;

* A joaninha mais comum é a vermelha com pintas pretas. Ela tem 7 pintas;

* As outras joaninhas, de outras cores, têm mais de 7 pintas ou menos;

* Existe joaninha-macho e joaninha-fêmea. A fêmea é maior que o macho;

* A joaninha voa no verão e, no inverno, ela fica na casca da árvore para colocar seus ovos;

* As joaninhas ficam juntas no inverno, para se proteger do frio;

* A joaninha coloca de 3 a 50 ovos;

* A joaninha nasce de um ovinho, depois vira larva e aí vira joaninha;

* A joaninha voa. Ela tem asas;

* A joaninha tem uma casca dura (onde têm suas pintas) e, embaixo, estão suas asas;

* A joaninha tem 6 patas, 3 de cada lado;

* A joaninha tem 2 antenas, que servem para ela sentir o cheiro e o gosto;

* A joaninha se defende dos seus predadores soltando um líquido amarelo e com um cheiro ruim. Ela também se finge de morta, para não comerem ela;

* A joaninha é amiga dos agricultores, ela come os pulgões que comem e estragam as plantações;

* A joaninha é usada por alguns plantadores para proteger a plantação;

* A joaninha come ácaros, pulgões e outros insetos;

* A joaninha não é bem redondinha. Ela tem o corpo mais compridinho, e tem cabeça;

* A joaninha enxerga para todos os lados;

* A joaninha gosta de pousar nas flores e folhas;

* A joaninha tem meio centímetro. É menor que uma unha;

* A joaninha é muito comilona, come entre 40 a 75 pulgões por dia;

* A joaninha bate suas asas 85 vezes por segundo durante o seu vôo.

6.LENDAS E CRENÇAS PELO MUNDO
É chamada de besouro de Nossa Senhora quando os agricultores pediram para salvar as lavouras elas apareceram.

Matar uma joaninha pode trazer azar e tristeza.

Se uma joaninha pousar em você e depois voar, levará com ela suas aflições (França).

Se uma joaninha tem mais de sete pintas, trará fome, se forem menos de sete, a colheita será boa.

Se na primavera há muitas joaninhas voando, a colheita daquele ano será boa. (E. Unidos)

Se uma joaninha andar pela mão de uma jovem, ela se casará naquele ano. (Bélgica

As pintas nas costas da joaninha indicam o número de filhos destinados à pessoa.

As joaninhas podem entender a fala humana, pois foram abençoadas por Deus. (Ásia)

Se uma joaninha pousa na sua mão ao entrar em casa, conte as pintas e esse será o montante de dinheiro que você ganhará em breve.

7.CICLO DE VIDA DA JOANINHA:





























8.MOSTRAR OUTRAS IMAGENS PARA ILUSTRAR:



9. HISTÓRIA FATIADA:

NUMERE O TEXTO NA ORDEM DOS ACONTECIMENTOS, RECORTE E COLE:

PINTAR NO TEXTO QUAL FOI A DESCOBERTA DA JOANINHA:

( )A lagartixa vai dar uma grande festa. Ela convidou suas amigas para participar. Dona Joaninha quer ir muito bonita! Por que assim, todo mundo vai querer dançar e conversar com ela! Por isso, colocou uma fita na cabeça, uma faixa na cintura, muitas pulseiras nos braços e ainda levou um leque para se abanar.

( )As três, radiantes de felicidade, seguiram rumo à festa. Um pouco adiante, encontraram a Taturana, estava morrendo de calor! Sem disposição para ir à festa.

Joaninha muito amável emprestou o seu leque. E lá se foram…

( )Joaninha descobriu que para ficar bonita e se divertir não precisa se enfeitar toda. Basta ter o coração bem alegre que a alegria de dentro deixa bonita por fora. E ela conseguiu essa alegria fazendo todo aquele pessoal ficar feliz!!!

( )No caminho, encontrou Dona Formiga que não ia a festa por que havia feito mudança e não teve tempo de se preparar... Então ela emprestou a fita que tinha na cabeça e lá se foram as duas. A Formiga ficou radiante com a fita na cabeça.

( )Mais adiante, encontraram Dona Aranha na sua teia fazendo renda, não ia a festa por que teve muitas despesas e sem dinheiro não pode se preparar para a festa.

Joaninha emprestou suas pulseiras, que ficaram lindas em Dona Aranha que sempre teve vontade de usar pulseiras em seus braços!

( )Deram de cara com a Minhoca que tinha colocado a cabeça pra fora da terra para tomar um ar que não ia porque trabalha demais não tem tempo pra comprar as roupas que precisava. Dona Joaninha com pena dela emprestou a sua faixa que a deixou muito elegante. E seguiu com as amigas para a festa.

ATELIÊ DAS ARTES

Confecção da joaninha na garrafa pet;

ATELIÊ DOS NÚMEROS

Conjuntos de joaninhas conforme o número, contagem de conjuntos em cada número e quantas joaninhas sobrou em cada número;

11.LIVRO ROLO:

Produção textual individual relacionado com a história, colar enrolar e colocar no pote enfeitado de Joaninha

ATELIÊ DAS ARTES

Ensaio das falas para o teatro de fantoches;

ATELIÊ DOS NÚMEROS

Jogo: As pintas da joaninha;

ATELIÊ DO BRINQUEDO

Construção individual de quebra-cabeça referente ao tema estudado;

12.PESQUISA DE CAMPO PELO ATELIÊ DO BRINQUEDO:

Pesquisar nas salas de aula e demais dependências, nomes de pessoas que inicie com J:

13.RESULTADO DA PESQUISA:

Organizar os nomes da lista em masculino e feminino e na ordem alfabética:
Masculino Feminino

1 1

2 2

3 3

4 4

5 5

6 6

7 7

8 8

9 9

10 10

11 11

12 12

13 13

14 14

15 15

Total masculino: ...............

Total feminino: .................

Total: ................................

ATELIÊ DOS NÚMEROS

Situações matemáticas com o resultado da pesquisa de pessoas EMAX que iniciam com J.

QUAL O NOME QUE APARECE MAIS VEZES NA LISTA?

ATELIÊ DAS ARTES
Confecção de painéis com uso de tinta guache;

Confecção de joaninhas em EVA para completar o painel;




14.Identifique e circule as palavras que não estão corretas e as reescreva corretamente:
A Joaninha descobriu que para a gente ficar bonita e se divertir não precisa se enfeitar toda.

.........................................................................................................................................................

Basta ter o coração bem alegre que a alegria de dentro deixa a gente bonita por fora.

.........................................................................................................................................................

E ela conseguiu essa alegria fazendo todo aquele pessoal ficar feliz!!!

.......................................................................................................................................................................

15.JOGO DA VELHA PARA FORMAR AS FRASES:

A JOANINHA SE DIVERTIU MUITO NA FESTA.
VOCÊ SABE QUAL FOI A DESCOBERTA DA JOANINHA?
A LAGARTIXA ORGANIZOU UMA FESTA PARA REUNIR OS AMIGOS.
A JOANINHA DIVIDIU SEUS ADORNOS COM AS AMIGAS E CONTINUOU LINDA!

16.LEITURA DE TEXTOS E POEMAS SOBRE A JOANINHA EM FICHAS:

17.ENCENAÇÃO E APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA COM OS PERSONAGENS CONFECCIONADOS NO ATELIÊ DAS ARTES:

Apresentação do teatro de fantoches para os colegas e para o turno inverso também;

Personagens: Lagartixa - Joaninha – Formiga – Aranha – Taturana – Minhoca

Objetos: leque – pulseiras – fita – faixa

Sentimentos: solidariedade – amizade – amor ao próximo – alegria

ATELIÊ DO BRINQUEDO

Joga a argola (borda de tampa de leite) e se enlaçar a garrafa, vai ler a informação e dizer se está correta ou não a informação.

Não haverá joaninhas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses.

Adaptado de Rubem Alves


Decoração da EMEFAC - TEMA: Joaninha





As cores da escola são as mesmas dos nossos sonhos: todas elas. As cores das diferenças raciais, as cores da alegria perdida por muitos de nossos amigos que já se foram; o verde da esperança, o branco da paz, o colorido da vida, o grafite do rap, o azul infinito das possíveis viagens que a gente pode fazer no universo da literatura, do teatro e de tudo o que envolve a escola ideal.

A sala de refeição da EMEFAC - ESTÁ MUITO FOFA.








Projeto Circo - dicas






Projeto Circo - excelente dica moçada.










Atividades pedagógicas



Decoração da sala de refeição da EMEFAC-ficou linda.