Pesquise:

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Projeto Copa do Mundo




  1. Objetivos

    • Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
    • Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
    • Conhecer a história das copas.
    • Identificar cada país e os dias que jogam.

    Formulação dos Problemas
    • Onde será realizada a Copa do Mundo?
    • O que podemos observar nos grupos?
    • Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes?
    • Você conhece algum desses países?

    Tempo da Atividade: Depende do ritmo da turma

    Material
    • Material para fazer a viseira: cartolina, canetas, colas, etc.
    • Hino Nacional

    Temas Transversais

    Ética e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado , o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.

    Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)

    Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras nos países que sediam a Copa e colônias destes países no Brasil.

    Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.

    Biblioteca: Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles)
    Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros)
    Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.

    Ed. Artística: Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa

    Música: Rumo ao Penta (Pelé)

    Ed. Física:Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador./ Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional.

    Vídeo: Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica – regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network – tv a cabo.

    Português: O Hino Nacional

    A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram;

    Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis;

    Música da Copa;

    Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.

    Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles);

    Livros de literatura infantil (a verificar);

    Entendimento e ilustração;

    Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc.

    Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa;

    Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil;

    Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos;

    Matemática:

    Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bi-campeão)

    Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.

    Quantidade de jogadores num jogo de futebol.

    Os reservas da seleção (função)

    Agenda da copa

    Análise do placar dos jogos do Brasil

    O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...)

    Liga pontos.

    História e Geografia:

    História das Copas

    Sede da Copa

    Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes)

    Localização no mapa da sede da Copa

    Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários

    A Bandeira Brasileira

    As bandeiras dos países que estão sediando a Copa

    As bandeiras dos demais países

    Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional

    Mãos de obra temporária que surge em razão da copa

    O respeito às demais seleções

    Reforçar o espírito patriótico

    Retrospectiva das Copas

    Ciências:

    A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso

    O exame anti-doping; Campanha anti-drogas (na historia das copas, esta foi a única que até o momento todos os exames anti-doping obteve resultados negativos)

    O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;

    Os valores nutricionais de alguns alimentos;

    Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças

    Montar com as crianças um cardápio

    Cuidados com os fogos e balões.

    Conclusões e Aplicações

    Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho.

    Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio das coreografias, etc.

Sacolinha para lembrancinha do início do ano letivo, de tampinhas de pet


Painéis para decorar a escola ou sala de aula