PÁGINAS DA CRIS SOUZA
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sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
Métodos Pedagógicos - Quadro Comparativo
Existe uma diferença entre a escola que é partidária de uma teoria pedagógica e uma escola que adota um método pedagógico, ou seja, a instituição pode seguir determinada teoria de aprendizagem, usando a base teórica de determinado método para guiar seu currículo ou a escola pode trabalhar em sua totalidade com esse método, guiando totalmente sua ação pedagógica por ele.
Não é raro, hoje em dia, as escolas que seguem a linha de pensamento Construtivista e usam o Método Fônico por exemplo, ou as escolas que seguem a linha Montessoriana mas mesmo assim dividem seus alunos por faixa etária tradicionalmente.
O importante aqui é especificar a base do pensamento de cada Método, o pensamento central, pois na sala de aula é de extrema importância que o Professor saiba as razões de sua pratica, o porque de determinada atividade, como agir em situações adversas... E para isso é indispensável que a Escola e o Professor tenham uma visão clara do Método que irão adotar, mesmo que em parceria com outros métodos.
Construtivismo: O conhecimento é construído a partir da interação entre a criança e o meio, o professor segue como mediador, facilitando, guiando essa criança no seu próprio caminho rumo ao desenvolvimento. Para Piaget é fundamental permitir que a criança desenvolva suas próprias teorias e hipóteses a respeito da escrita para garantir o raciocínio, mas nunca com repetições mecânicas de conteúdo. ( Algumas escolas adotaram o pensamento Construtivista mas mantem em seu currículo atividades de repetição e treino do alfabeto por exemplo, trabalhando de maneira atual, levando o aluno a uma maior interatividade com o texto, mas mantendo em certos pontos atividades tradicionais). Na alfabetização o Construtivismo usa o método global, apresentando o texto ou a palavra em sua totalidade, permitindo assim a assimilação da palavra sem o trabalho individual das famílias, das vogais, consoantes etc... Esse contato se faz de forma natural conforme a criança vai aproximando seu mundo do universo da escrita e da leitura.
Montessori : Na alfabetização usam o método fonético, apresentando a letra com o som, associando o som a uma imagem conhecida. ( Muito usado em todas as escolas independente do Método adotado pela instituição.) O Professor representa a ligação entre o material e a criança, usa-se muito os sentidos, materiais como blocos de madeiras, cubos, tudo para propiciar o equilíbrio da criança com seu meio. Não é apenas uma técnica de alfabetização mas um Sistema, que tem como princípio desenvolver a inteligência. A compreensão das coisas a partir delas mesmas, a liberdade da criança, o desenvolvimento da totalidade da personalidade.
Freinet : Ao invés de se preocupar com a exatidão gramatical ou o aprendizado buscado no Método Tradicional ele trabalhava muito mais com a criatividade dos alunos, procurando estimular a capacidade de expressão e crianção de cada um. Um inseto observado servia de tema para uma aula e o próprio texto dos alunos era divulgado como material. Nasceu da observação da falta de interesse dos alunos pelo texto escolar e da grande participação dos mesmos em temas da sociedade e da vida ao seu redor. O professor é um orientador, usa seu conhecimento como instrumento de mediação, é o amigo que aprende junto com seus alunos. A aprendizagem se dá por experimentos, ou seja, a criança vai dando seus passos até acertar. Apesar de pouco conhecido, em minha opinião, é de grande valia na prática pedagogia... saber observar o aluno, perceber seus interesses, permitir que esses interessem façam parte da vivencia escolar. Tudo isso é muito usado em sala de aula, muitos professores trabalham nessa totalidade mesmo sem saber que seus princípios vieram de Freinet.
Waldorf : Na Escola Waldorf cada idade tem suas necessidades especiais, e trabalham muito rigidamente essas fases. No primeiro período por imitação, dos 7 aos 14 por meio da vivência de sentimentos, emoções e estética, dos 14 ao 21 a enfase se dá na ética, tornando-se cognitiva. Procura um equilíbrio entre os trabalhos artísticos, acadêmicos e práticos, educando a criança como um todo, envolvendo a emoção, o físico e o cérebro. O professor é um profundo conhecedor do ser humano, deve agir com amor e basear-se nesse sentimento ao construir sua relação com os alunos, deve ser criativo e afetivo.
Inteligencias Múltiplas: A inteligencia não é mais apenas a capacidade de entender alguma coisa, é também a criatividade, a compreensão. Não se trabalha mais apenas com a lógica matemática e com a linguística, mas também com as inteligências espaciais, musicais, corporal-sinestésicas, naturalista, intrapessoal, interpessoal e existencial. A criança passa a ser vista em sua totalidade, e seus talentos ou habilidades antes ignoradas pela escola passam a ser estimuladas. o professor deve abandonar o conceito unitário de inteligencia e passar a ver-se como um estimulador de talentos.
Método Tradicional : O aprendizado se dá de forma mecânica e repetitiva e o professor é autoridade absoluta na relação de aprendizado, ele expõe seu conhecimento por meio de textos ou de forma verbal e cabe ao aluno assimilar o que foi exposto. O conhecimento e os valores sociais são tidos como verdade absoluta e repassado aos alunos no decorrer do tempo.
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