Pesquise:

terça-feira, 16 de abril de 2013

Índio de rolo de papel higiênico


Ponteira Visconde de Sabugosa


PLANO DE AULA

Conteúdo
Leitura na alfabetização inicial.

Anos 
1º e 2º.
Tempo Estimado 
Uma aula de 30 minutos em dias alternados aos de atividades de escrita, durante todo o ano.

Material necessário 
Textos poéticos (parlendas, poemas, quadrinhas, canções, trechos de contos lidos).

DESENVOLVIMENTO
1ª ETAPA
Selecione parlendas, poemas, quadrinhas e canções que considere interessantes. Distribua uma cópia para cada estudante e leia com a classe. Para que os leitores não-convencionais participem da atividade, garanta que saibam o texto de cor.
2ª ETAPA
Informe onde se inicia o texto e proponha que todos leiam juntos, acompanhando o que está escrito com o dedo enquanto cantam ou recitam. O desafio será ajustar o falado ao escrito.
3ª ETAPA
Peça que procurem algumas palavras e socializem com o grupo as pistas usadas para encontrá-las. Faça com que justifiquem as escolhas e explicitem o procedimento para descobrir o que estava escrito. Nessas atividades são utilizados textos que já se sabe de cor para antecipar o que está escrito e letras e partes de palavras conhecidas para verificar escolhas.
4ª ETAPA
Uma variação da atividade é entregar as poesias recortadas em versos ou em palavras e pedir que sejam ordenadas. Para dar conta da tarefa, a garotada terá de acionar os conhecimentos que possui sobre o texto, os procedimentos de leitura já adquiridos e utilizar pistas gráficas (letras iniciais, finais etc.).
AVALIAÇÃO
Registre suas observações sobre a participação dos pequenos: quais foram as pistas utilizadas e como eles justificaram escolhas. Anote também quais foram as suas intervenções mais importantes para a orientação da turma.

Ponteiras do dia do Livro Infantil ´Emília e Visconde


Dia do Índio







Modo de fazer: Corte um quadrado no tnt do tamanho da criança; Corte a parte da cabeça um decote V, que dê para passar a cabeça da criança. Cole as laterais da roupa, deixando o buraco da manga. Faça as tiras e decore com eva. Para a lança, faça um canudinho de jornal, penas de galinha tingida com anilina, caso não queira as penas da galinha, faça com papéis coloridos. Para o cocar, da mesma forma, use o jornal para fazer o apoio da cabeça, penas coloridas, pedacinhos de eva.

domingo, 14 de abril de 2013

Trabalhando a motricidades - crianças autistas e com síndrome de down...

É muito comum encontrar nas escolas crianças com transtornos psicomotores. Crianças que não conseguem segurar o lápis corretamente, letra é ilegível,algumas escrevem com tanta força que chegam a rasgar a folha, ou escrevem tão clarinho que não dá pra ler, outras não entendem o que direita e esquerda e muitos outros problemas . Atividades psicomotoras podem ajudar estas crianças a amenizar estes problemas. Incentivar a motricidade fina da criança pode ser feita tanto na sala de aula pelo professor quanto nas intervenções psicopedagógica.Nesta dica utilize um prego de tamanho grande para fazer os furos em um papelão ou papel cartão, use também linhas coloridas pode ser lã ou outra linha e para servir de agulha use um material de plastico ou vc pode usar um palito de dente, amarre a linha em uma das pontas e use a outra como agulha.

Outra dica de como usar esta atividade é usá-la com adultos. Muitos adultos depois de AVC, Acidentes automobilísticos , sem falar nas doenças degenerativas que comprometem profundamente a parte motora do individuo precisam ser estimulada constantemente. Além de que esta atividade estimulada a arte e pode até se transformar em uma fonte de renda.

Valorizar a atividade depois de pronta é uma parte muito importante e deve servir de avaliação. Pergunte a seus alunos o que eles acharam, se gostaram, o que fariam diferente, depois pegue todos os resultados e monte quadros com molduras de Eva e decore sua sala além de ficar lindo, vai valorizar o trabalho dos seus alunos, eles vão se sentir valorizados e isto terá reflexo em sua auto - estima.

Pregadores pedagógicos...

Material:Cartolina e pregadores de roupa madeira ou de plástico (coloridos) 
Objetivos: Este jogo pode ser usado de forma bem variada, usando todas as operações matemática.
Psicomotricidade(coordenação motora);
Lógica e noção de quantidade;
Cores;
Operações matemáticas-adição,subtração, divisão e multiplicação;
Sugestão; A operação e os números usados devem ser de acordo com a idade e série da criança.

Trabalhando a psicomotricidade...

Material:Lã de várias cores e uma grade de alumínio.
Objetivos:
Psicomotricidade(movimento,tato,coordenação motora fina, posição, espaço-temporal,etc;)
Paciência, equilíbrio, posição, espaço,etc;
Sugestão: Esta atividade é recomendada para crianças com transtornos psicomotores, crianças com síndrome de down, autistas, deficientes visuais ( habilidades com o tato).

Silabário de tampinhas de pet...

Material:Eva, tampinhas de garrafa pet, sílabas impressa em papel.
Objetivos: Este jogo pode ser usado numa infinidade de objetivos tanto com letras e números.
Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora);
linguagem Fonética;
Linguagem Silábica;
Sugestão pode ser usado tampinhas de cores variadas onde vc poderá trabalhar cores também.

Painel-Dia do Livro Infantil - 18 de Abril


Fantoches de caixa de leite...


Atividades com carimbos de mãos, pés e digitais...

Tem quem critique "carimbar o corpo da criança para fazer atividades",mas eu particularmente adoro atividades feitas com o carimbos das mãos,pés,digitais e etc...Segue algumas idéias do que podemos fazer com o carimbos das mãozinhas...Lindinho...





















Ilustrações para contar a história da Nuvenzinha Triste












Vai e Vem de garrafa pet


Móbile da garrafa pet