PARA VALORIZAR NOSSAS RAÍZES
Tema Solidariedade
Indicação Alunos de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio
Justificativa
Sabemos que em todo o Brasil são muitas as escolas que comemoram a Festa Junina. Hoje de diferentes formas: internamente, com alunos, professores e funcionários, ou incluindo a família.
O papel da escola como divulgadora de cultura é muito importante nestas datas, reforçando valores e tradições.
Nossa proposta é desenvolver atividades comemorativas partindo de trabalhos com reciclagem, onde se desperta a cidadania e a consciência de nossas crianças e jovens para a Solidariedade. Tal ação visa integrar escola e comunidade, promovendo o entendimento de que podemos fazer a diferença no mundo através de pequenos atos.
Objetivo Geral Desenvolver ações efetivas de cidadania, reconhecendo possibilidades de intervenção na sociedade tendo como meio as festividades que ocorrem no Brasil durante o mês de junho.
Objetivos específicos
- Valorizar as diferenças culturais do Brasil.
- Reconhecer a importância da Festa Junina nas diferentes regiões.
- Propiciar a conscientização quanto aos cuidados com o meio ambiente.
- Desenvolver atitudes de solidariedade promovendo arrecadação de donativos.
- Despertar a consciência da necessidade de um mundo sustentável.
Estratégias
1. Mobilizar a escola para realizar ações de solidariedade em comunidades carentes.
- Inicialmente, realizar um mapeamento do entorno levantando as necessidades da região e de instituições que poderão ser auxiliadas.
2. Arrecadar mantimentos não perecíveis, material de higiene, ou outros produtos levantados no mapeamento. Tais elementos serão entregues às instituições.
3. Realizar coleta de materiais recicláveis para serem transformados em jogos e utilizados no dia da Festa Junina.
4. Realizar pesquisa sobre agentes poluidores de rios, mares e matas. Cuidados com fogueiras e queimadas e soltar balões, que podem ser focos de incêndios.
5. Organizar oficinas de montagem de brinquedos:
Brincadeiras
PESCARIA | Colocar, junto aos peixes na caixa de areia: latinhas, sacolas plásticas, garrafas pet e outros objetos que são encontrados em rios e mares. Os participantes deverão limpar o “rio” salvando os peixes da poluição. |
---|---|
BOCA DO LIXO | Colocar um latão grande para que acertem dentro de cada latão designado para diferentes tipos de materiais, os “lixos” de diferentes espécies como garrafas pet, caixas de sabão em pó “vazio”, embalagens de produtos vazios, papéis. Atenção: NÃO COLOCAR NADA COMO VIDROS OU ELEMENTOS QUE POSSAM CAUSAR ALGUM DANO. |
JOGO DE ARGOLAS | Rolo de papel toalha e pratinhos de papelão pintados |
BOLICHE | Latinhas vazias decoradas que serão derrubadas |
DANÇA | com músicas folclóricas |
MÚSICA | nacionais e folclóricas (juninas) |
COMIDAS TÍPICAS | pé-de-moleque, pipoca, pinhão, paçoquinha, etc. |
• Montagem das brincadeiras e brinquedos na semana que antecede a festa.
• Apresentação das danças e músicas folclóricas.
• A entrega das doações deve ser feita pelos alunos ao representante de cada instituição atendida. É interessante, se possível, convidar crianças da instituição para um dia de brincadeiras na escola, utilizando os brinquedos feitos pelos alunos e partilhando a construção de brinquedos através de oficinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário: